quarta-feira, 13 de junho de 2012

Diário dos dias na Itália III


No terceiro dia na Itália, fomos ao lugar que mais mexeu comigo: Assis


Já durante o caminho, o Padre Eduardo, nosso guia maravilhoso, falava sobre as semelhanças ente Francisco e Moysés (fundador da comunidade Shalom). Ele dizia que os dois não são diferentes, pois, assim como Francisco recebeu um carisma de Deus e no seu sim diário buscou ser a resposta para a humanidade daquele tempo, assim também Moysés com um carisma específico, corresponde a Deus na forma de vida que é chamado e isso reflete no mundo hoje. Francisco revolucionou o seu tempo e ainda hoje vemos o carisma agindo no mundo. Moysés também, por seu sim, hoje contemplamos um carisma
que cresce a cada dia e que é resposta para os tempos de hoje.
 Assim também nós, vocacionados, postulantes, discípulos, consagrados ou obra da comunidade shalom. Se ouvimos o chamado, percebemos em nós o germe da vocação e correspondemos com o sim fecundo, somos também franciscos deste tempo. Um povo que busca viver a exemplo de seu baluarte, a pobreza, a castidade e a obediência, consumindo suas vidas pela restauração da Igreja, da humanidade. Amando a Deus nos homens, com o coração ancorado no céu.
Chegamos em Assis já maravilhados com a beleza que percebemos pela janela do ônibus.
 Vimos a Basílica de Santa Maria dos Anjos de longe e logo subimos a ladeira que nos levaria ao mosteiro de Santa Clara, o Santuário de São Damião, Oliveiras, As relíquias de Francisco e Clara: cabelos, roupas...

Foi uma experiência impalavrificável... ver os aposentos de Clara após o claustro, a roseira que Francisco se jogou quando tentado ao pecado...
O clima do lugar é tão impressionante que pensei que a qualquer momento veria Franscisco andando por lá...rs
 Fomos na Igreja que tem a casa dos pais de Francisco. O lugar onde o trancaram quando pensaram que ele estava ficando doido...nessa hora pensava: Que coração inflamado devia estar o de Francisco nesse tempo...já não se continha de amor e desejo da vontade de Deus!
Que lugar! 

Que santo lugar!

Quisera eu ter uma loucura assim, como a de Francisco...
Quisera eu também ter um coração tão inflamado pelo Amor que não é amado e assim, por Ele, morrer de amor...
Coração cheio de beleza e simplicidade
De pobreza que se abandona do Amor
pois sabe que encontrou o maior tesouro, a maior riqueza...
Ter a pureza que na fidelidade só possui um Esposo
Uma alma que se lança em sua inteireza
Uma alma que já não tem outro olhar
 a não ser o olhar que ama o Amor
Ô Francisco, me ajuda a ser assim, como tu, 
perdidamente louca,
 apaixonada...

Contemplava tudo aquilo e o coração aquecia! ♥
E era como se Deus falasse a mim também: Restaura a minha Igreja!
E sim, eu quero... na minha vocação, no meu ser, no mais íntimo de mim      com a graça do carisma que me deste há 30 anos, desde sempre e que só agora contemplo realizar-se a obra nova que já surge, lembrando ainda de uma profecia que veio para mim quando tinha lá meus 16 e dizia: " Você vai consumir sua vida pela restauração do Reino" e eu sem saber como se dará vou me lançando e buscando dar passos em direção a concretização das promessas de Deus e em tudo isso, a cada dia, vou me reconhecendo, colhendo de quem me criou quem eu sou realmente, encontrando minha identidade. Eu tocava no que eu sou, no que Deus pensou pra mim quando me fez shalom e ia me dando uma alegria em ver onde devo chegar...


 Fomos então para a Basílica de São Francisco, onde está seu túmulo.
Como não rezar pensando na vocação Shalom?
Como não me alegrar profundamente por estar naquele lugar santo?
Que desejo de santidade que ardia naquela hora!
Rezei por tantas pessoas diante do corpo de Francisco!
A vontade era de ficar lá, em oração, em contemplação. Assis é um lugar que emana a paz do Cristo Ressuscitado que passou pela cruz. Um lugar que é sinal da vida oferta de Francisco e mesmo aos que não são cristãos, os que não creem... não tem como passar despercebida essa paz!

Depois de comer o gelato delicioso de Assis, por sinal o melhor na minha opinião, voltamos para o ônibus em direção à Cássia - Cascia
a algumas horas de Assis.
Lá também é um lugar extremamente tranquilo, onde se percebe grande paz. Um lugar santo, onde pudemos ver o milagre eucarístico de Cássia, onde Um camponês doente mandou chamar um sacerdote que lhe trouxesse a Comunhão. O sacerdote, pegou uma Hóstia consagrada e, ao invés de colocá-la em um recipiente próprio, colocou-a, sem o devido respeito e reverência, entre as páginas do seu Breviário (livro de salmos e orações utilizado pelos padres e religiosos). Assim, foi à casa do camponês. Depois de confessá-lo, abriu o livro para pegar a Hóstia, mas para a sua surpresa, viu que a Partícula estava tingida de tanto Sangue que chegou a molhar as duas páginas entre as quais a Hóstia estava colocada. O sacerdote, confuso e arrependido, foi imediatamente à cidade de Sena, ao convento agostiniano para pedir um conselho ao padre Simão Fidati, oriundo de Cássia, conhecido por ser um santo varão. Depois que o padre escutou o relato do sacerdote, concedeu-lhe o perdão e pediu para ficar com as duas páginas manchadas de sangue. Muitos Papas promoveram o culto da Relíquia (as páginas do Breviário), concedendo inclusive indulgências. Esta Relíquia encontra-se em uma igreja na cidade de Cássia, na Itália, e pode ser vista e venerada por seus visitantes.
Lá também veneramos o corpo de Santa Rita e de uma beata também agostiniana da mesma ordem de Santa Rita: Madre Teresa Fasce, ela me chamou atenção por estar sorrindo. Fechou os olhos ao mundo para entrar na eternidade. Madre Teresa ainda hoje testemunha a felicidade que vem de Deus, a alegria que não pode ser tirada. Ela permanece hoje junto à Santa que tanto amou...


continua...


 Que Deus nos dê a graça de darmos nossa vida por amor a Ele e aos seus...

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares